Ora pois, fraudaram o bacalhau?

Imagem Divulgação

“Como a terra, o mar contém em sua vastidão tanto um reino da fauna quanto da flora. Com criaturas comestíveis grandes e pequenas, além de inúmeras variedades de algas, os jardins marinhos há muito são fontes essenciais de alimentos. As belas colheitas do oceano de alimentos altamente nutritivos servem povos costeiros e animais do mundo inteiro desde que a escrita foi inventada e muito antes disso. Apesar de a terra fornecer a maior parte da nossa alimentação, os mares cobrem aproximadamente 72% da superfície terrestre. Esses vastos corpos de água compartilham muitas das mesmas propriedades químicas e biológicas presentes na porção líquida do nosso sangue. O ambiente salgado e alcalino do oceano vive dentro de nós, no nosso sistema circulatório. Os oceanos da Terra representam o sangue e o sistema circulatório do planeta, e a grande variedade de alimentos presentes nessas águas exercem uma influência profunda no oceano interno do homem(nosso sangue) e no seu relacionamento com nossa saúde e bem estar” Steve Gagné

Peixes possuem cerca de 20% em sua composição de proteína de ótima qualidade, rica em aminoácidos não essenciais, isto é, que não são produzidos pelo organismo. É uma carne com baixo teor de gordura e o tipo predominante é a poliinsaturada. A porcentagem de lipídios (gorduras) da maioria dos peixes encontra-se entre 0,2 a 23,7%. Essa quantidade varia de acordo com a espécie, sexo, idade, tipo de alimentação, estação do ano (verão ou inverno) entre outros fatores.Os peixes de carne clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídio que os de carne escura como, por exemplo, atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, tainha.Possuem também doses de vitaminas A,D e E, além de niacina e ácido pantotênico, sódio, magnésio, cálcio, manganês, ferro e potássio.

Sobre contaminação, precisamos ter cuidado com anisakíase que é o termo usado geralmente para nomear a forma aguda de doenças parasíticas no trato gastrointestinal dos seres humanos. A doença manifesta-se usualmente por cólicas abdominais e vômitos, resultando da ingestão de peixes do mar crus ou mal cozidos contaminados com a larva.Na América do Norte, a anisakíase é diagnosticada mais frequentemente quando o indivíduo afetado sente formigamento ou cócegas na garganta e quando os vermes saem com a tosse ou são extraídos manualmente. Agente etiológico – nematódios larvais da família Anisakinae, gênero Anisakis e Pseudoterranova. O Anisakis simplex (vermes do arenque), Pseudoterranova decipiens (Phocanema, Terranova) (verme do bacalhau ou da foca), Contracaecum spp., e Hysterothylacium (Thynnascaris) spp. são anisakideos, nematelmintos (vermes redondos) que têm sido implicados em infecções humanas causadas pelo consumo frutos do mar crus ou mal cozidos.

Ocorrência – menos de 10 casos de anisakíase são diagnosticados nos EUA anualmente. É muito comum no Japão devido aos sushis e sashimis, também comum na Holanda, na Escandinávia e na costa do Pacífico da América Latina. No Brasil não há notificação de casos, embora existam estudos mostrando a existência de peixes contaminados como o dourado, anchova, pargo e peixe-espada na costa brasileira, especialmente no litoral nordeste. Também há relatos de bacalhau importado contaminado analisado pelo Instituto Adolfo Lutz nos anos de 1997 e 1998 confira um trabalho orientado pelo Instituto neste link. Em resumo, essa doença é transmitida por peixes e marisco crus, mal cozidos, em condições higiênico sanitárias duvidosas, insuficientemente congelados ou mal preparados, e sua incidência deve aumentar com a popularidade crescente de restaurantes de sushis e sashimis. 


Se for comer bacalhau, escolha com atenção:


O verdadeiro bacalhau: é largo e permite corte em lombos. O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo. O bacalhau de verdade é cor palha e a pele solta com facilidade. Os verdadeiros são: Gadus mohrua(bacalhau do Porto);Gadus macrocephalus e Gadus ogac. Espécies como Ling, Zarbo ou Saithe, são peixes salgados.


Estudo sobre presença anisakis em peixes 

Metilmercurio em Peixes


UNESP Listeria monocytogenes


Proteste


Infecção Parasitária em Pescados

Comentários

Postagens mais visitadas