Alimentos que ajudam aumentar o bom colesterol



Colesterol é uma substância gordurosa amplamente presente no nosso organismo e essencial para a formação das células, metabolização de vitaminas, produção de hormônios e diversas outras funções vitais.

Apesar de ser uma substância extremamente útil, quando em excesso, o colesterol pode depositar-se nas paredes dos vasos sanguíneos. Este processo chama-se aterosclerose e é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, como AVC e infartos. Em geral, pacientes com colesterol LDL elevado (colesterol ruim) e colesterol HDL baixo (colesterol bom) são aqueles com o maior risco de doenças cardiovasculares. HDL é uma lipoproteína que faz função oposta ao LDL. O HDL atua como um “catador” de colesterol, pegando o excesso circulante no sangue ou depositado nos vasos sanguíneos para levá-lo de volta ao fígado, onde ele será “desmontado”, adicionado à bile e eliminado pelas fezes.Na maioria dos casos, o HDL baixo tem uma origem genética. O paciente tem HDL baixo porque o seu organismo produz pouco HDL naturalmente. Além disso, os valores podem ser ainda mais reduzidos por maus hábitos de vida, como alimentação desequilibrada, sedentarismo e tabagismo. 

Para aumentar HDL algumas atitudes são importantes, como exercícios aeróbicos regulares, consumo gorduras mais saudáveis, mono e poliinsaturadas, presentes no BOM azeite, azeitonas, óleo de girassol, nozes, avelã, castanhas, amendoim, peixes ricos em omega 3, como salmão selvagem, atum e sardinha, sementes de girassol, gergelim, abacate,chocolate 70% cacau. Frutas de cor avermelhada como amora, uvas, cereja, cranberry, etc. Essas gorduras ajudam reduzir o LDL e a aumentar o HDL. Evite consumo excessivo de carboidratos,que muitas vezes elevarão os níveis de triglicerídeos e reduzirão o HDL. Doces, refrigerantes, massas, pão etc, se consumidos com frequência podem agravar os valores de HDL.


Comentários

Postagens mais visitadas