quarta-feira, 5 de julho de 2017

S.O.S Tuna

 
Créditos Imagem

Quando falamos em consumo de pescados, sempre bom ter em mente quais espécies estão em risco de extinção e quais ainda podemos consumir sem trazermos riscos ao ecossistema marinho. Outro ponto que também deve ser observado é contaminação e fraude.


"Brasil é hoje um dos últimos santuários do atum do mundo, e infelizmente também enfrenta uma pesca descontrolada, regada a interesses financeiros. Quem mais se aproveita dos atuns que estão na costa brasileira, são os barcos japoneses, por causa de uma lei criada na época do governo FHC, que facilitou o arrendamento de embarcações estrangeiras no litoral brasileiro. Barcos brasileiros enfrentam hoje em nossa costa, uma concorrência desleal de gigantes barcos japoneses.Essa sobrepesca mata o peixe antes mesmo dele atingir a idade para se reproduzir, levando assim a uma extinção próxima." FOLHA DE SP
O atum não é criado em cativeiro é uma espécie migratória e não aceita ração, só alimentação viva. Ou seja, a extinção de um peixe como esse, resultará entre outros problemas, um enorme desequilíbrio ambiental. Por isso que devemos ter preocupação com o consumo responsável de todas espécies em especial essas que estão em extinção.
E o processo para enlatar o atum não é tão simples, ele é capturado pelos barcos pesqueiros equipados com congeladores que deverão manter o peixe em perfeito estado, evitando assim sua deterioração até chegar à planta de processamento em terra firme. As espécies mais importantes de atum são o Atum amarelo, Albacora e Bonito.

O atum capturado e congelado que chega a bordo dos barcos é descarregado e classificado de acordo com a espécie, o tamanho e a data de recebimento na planta de processamento.O peixe classificado é colocado em câmaras frias para manter sua perfeita qualidade até o momento de serem processados.Uma vez selecionados por espécie e tamanho para serem processados: o atum congelado é colocado em banheiras especiais com água quente para descongelar. 

"100 anos atrás os pescadores da Califórnia possibilitaram que os americanos provassem o atum enlatado. Nos anos 50 os pescadores abandonaram varas e partiram para pesca de rede o que acarretou em morte de milhões de golfinhos. Em 1988 um vídeo mostrou o lado trágico dessa pesca predatória." 

O pescado descongelado é limpo cuidadosamente, tirando as vísceras e depois é cortado em fatias.O pescado é cozido ao vapor para facilitar a próxima etapa de limpeza.Esta etapa do processo permite obter filé e carne de atum limpos e de excelente qualidade. A limpeza se inicia tirando a pele, espinhas, gordura e outros resíduos. Depois da limpeza, o filé esta pronto para ser embalado. A pele, as espinhas e a gordura são usadas para fazer farinha de peixe, que é a matéria prima dos alimentos para animais.O filé de atum são separados e selecionados de acordo ao tamanho das latas que vão se usar. O filé de atum são colocados na lata e se adiciona um líquido de cobertura, que pode ser água ou óleo de oliva, girassol ou soja. Depois deste processo as latas são fechadas hermeticamente. Essas latas fechadas são colocadas em autoclaves e são esterilizadas com vapor a alta temperatura para destruir todos os microrganismos que estão presentes no alimento e dentro da lata. Logo depois as latas são lavadas e são resfriadas com água gelada e aí chegamos na última etapa do processo, são colocados os rótulos nas latas e estas são embaladas em caixas de cartão reciclável.

Caso consuma atum em lata - como escolher? Muitas das latas que aparecem no mercado não informam a espécie e origem, por isso, devemos atentar para esses selos: Dolphin Safe,  Friend of the Sea, Marine Stewarship Council. Sempre prefira atum conservado em óleo, alumínio e mercúrio são metais pesados e lifofílicos, ou seja, possuem afinidade por gordura. Muitos peixes são contaminados por esses metais, e consumir sardinha ou atum em óleo será mais interessante, pois ao descartarmos o óleo, eliminaremos boa parte desses contaminantes. Diferente do pescado enlatado em água, onde os metais ficarão depositados nele, e ao consumirmos, estes metais irão direto para nosso organismo.



GUIA CONSUMO RESPONSÁVEL - PESCADOS
101 Fast Foods Que Mudaram o Mundo
 Atum Santa Catarina
Share:

0 comentários:

Postar um comentário