Sobremesas carregadas de história desembarcam em São Paulo



Ficou com saudade de comer Cartola ou Bolo de Rolo? Não é nenhuma surpresa que podemos relembrar, e até conhecer um pouco mais da nossa rica história gastronômica, pela culinária nordestina. Culinária que foi influenciada pelas condições geográficas e econômicas ao longo da história, assim como pela antiga mistura das culturas portuguesa, indígena e africana, iniciada ainda no século XVI. 

Pratos característicos da Região Nordeste incluem tapioca, o vatapá, moqueca, o baião de dois, acarajé,  mugunzá, caruru sarapatel, farofa, paçoca, canjica, pamonha, carne-de-sol,rapadura, buchada de bode, queijo coalho, maria-isabel carneiro cozido, galinha à cabidela e claro, deliciosas sobremesas como bolo de rolo, cartola e Bolo Souza Leão. E já é possível encontrar essas iguarias em São Paulo. 


Localizado na Zona Leste de São Paulo, o Barnabé Restaurante traz a inspiração da culinária sertaneja para seu cardápio. No menu, pratos típicos que imprimem diversidade e cultura de diversas regiões do nordeste brasileiro. 

Na casa é possível provar: Baião-de-Dois, Favada, Sarapatel, Feijão-de-Corda, Caldo de Mocotó, Escondidinho e outros pratos tradicionais. E no quesito sobremesas, se você assim como eu, tem saudades do doce Cartola que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, Barnabe será seu refúgio para matar saudades deste doce, que leva em sua receita: banana frita na manteiga de garrafa, queijo do sertão e farofinha de açúcar com canela.

Cartola - Restaurante Barnabé




Bolo Souza Leão do Colher de Pau é daqueles que te remetem para raízes de Pernambuco. O Bolo é feito com macaxeira ovos, leite de coco e lascas de coco queimado e pode ser apreciado em São Paulo, no Restaurante Colher Pau.

Dizem que o bolo foi inventado no Engenho São Bartolomeu, no município de Jaboatão dos Guararapes, por dona Rita de Cássia Souza Leão. Em um gesto de compromisso com a terra, ela decidiu trocar os ingredientes importados por nacionais, criando assim um legítimo bolo brasileiro que conquistou a aristocracia canavieira.

Outra versão é de o que o bolo foi criado no Engenho Moreno, na cidade de Moreno, também de propriedade da família Souza Leão, para receber o imperador Dom Pedro II no dia 18 de dezembro de 1849.O Souza Leão é tão importante para a culinária pernambucana, que foi transformado por lei em patrimônio cultural e imaterial do estado.

O rei, eu diria, o imperador dos bolos porque na verdade ele foi servido não para um rei, mas para um Imperador do Brasil e o Brasil não teve rei. Então é, foi o bolo da oligarquia, da aristocracia, da nobreza da terra, mas foi o bolo que ganhou a adesão da senzala, do povo, do popular”, ressaltou Paulo Maranhão do Instituto Arqueológico e Histórico de Pernambuco.

Há mais de uma década, o restaurante Colher de Pau é visita obrigatória em Fortaleza. Em 2004, a casa ampliou e ganhou uma filial em São Paulo, que repete o sucesso da original. E agora, nós apreciadores da culinária nordestina, podemos provar o Bolo Souza Leão em todo seu sabor.

Um bolo brasileiro com mais de 150 anos de história. 

Bolo Souza Leão - Restaurante Colher de Pau



Se todo paulistano de férias em Recife volta carregado de bolos de rolo, por que não abrir uma fábrica em São Paulo? Karla Moraes , Casa do Bolo

Karla e Oliveira Joaquim Cristovam viajaram até a capital paulista sondaram o mercado e registraram a marca Bolo de Rolo. Logo, alugaram uma casa e encomendaram as formas de um fornecedor pernambucano e trouxeram essa delícia para gente.



O bolo de rolo, é uma iguaria oriunda dos portugueses, foi introduzido no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco. 

O verdadeiro bolo de rolo, muitas vezes comparados a outros tipos de "Bolos Enrolados" como Rocambole, bolo de goiaba, entre outros, tem receita e forma única de ser feito. Durante muitos anos esse bolo ficou restrito aos senhores de engenho, e posteriormente aos governadores de Pernambuco, se tornando popular posteriormente.



Comentários

Postagens mais visitadas