Geladeira organizada: bom para o bolso e para o organismo




Lembrando que geladeira muito cheia e prateleiras cobertas por panos ou toalhas, dificultarão circulação do ar frio.

Nas prateleiras superiores devemos armazenar os alimentos preparados e prontos para consumo, nas prateleiras do meio os produtos pré preparados e nas prateleiras inferiores, os alimentos crus. Os alimentos não perecíveis devem ser armazenados em prateleiras ou armários limpos, arejados e afastados dos produtos de limpeza e outros com odor forte. Outras orientações quanto à conservação do produto devem  ser fornecidas pelo fabricante e devem ser seguidas pelo consumidor.  Importante, atentar para validade dos alimentos não perecíveis (enlatados, farinhas, grãos etc.). Armazene na seguinte ordem: alimentos com a validade mais curta na frente dos que têm validade mais longa.



Descongelamento deve ser realizado em micro ondas, sob refrigeração e nunca fora da geladeira, pois isto pode contribuir para o crescimento bacteriano, aumentando a quantidade de exsudato (suco da carne), bem como sua rancificação ou perda de nutrientes.  Descongelamento deve ser gradativo, ou seja, o descongelamento deve ser feito o mais lentamente possível, de maneira natural e sempre no interior do refrigerador, a uma temperatura entre 2 e 10ºC. Durante todo o processo de descongelamento, a carne deve ser mantida na mesma embalagem em que foi congelada.Este é um processo que requer paciência, pois a carne deverá permanecer em geladeira descongelando por no mínimo 12 horas, ou de um dia para o outro.
Os alimentos preparados que não serão imediatamente consumidos devem ser conservados na geladeira em vasilhas tampadas, por, no máximo, cinco dias. Não deixe os alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas.. Uma vez descongelado, um alimento não pode ser congelado novamente. Geladeira bem organizada é sinônimo de economia na conta de luz, maior circulação de ar(sem sobrecarregamentos) e menos tempo e porta abertas.

Comentários

Postagens mais visitadas